Home » Opinião » O pecado do batismo

O pecado do batismo

Brasil, terra da cachaça! Brasil da cachaça clandestina! Brasil do salve-se quem puder!

 

E a hora é propícia! Nesta época quando os produtores estão em plena ou finalizando a produção de cachaça é que começa o alvoroço da compra e venda.

As cachaças de qualidade estão a um passo das marteladas, que muito em breve serão levadas ao mercado já adulteradas.

Cachaças de qualidade que poderiam estar no ranking das melhores do país, valorizadas e recebendo prêmios, como também dando lucros aos seus produtores  estão em mãos de  atravessadores, acabando com qualquer possibilidade da cachaça  ser um bom negócio para quem produz.

São três aspectos terríveis:

1 – O produtor de cachaça perde porque não acredita na sua capacidade de produzir. É provável que ache que sua cachaça não seja boa o bastante. Não a registra, pois vê o investimento como oneroso.  Acha mais fácil perder do que investir!

2 – O atravessador que compra um bom produto, mas com a lei de levar vantagem em tudo, não se interessa em vender uma cachaça de qualidade e mistura a cachaça com álcool etílico (metanol) para aumentar a quantidade ou adicionam água sanitária ou até mesmo soda cáustica para aumentar a acidez e disfarçar a adição de água. Isto é um caso de saúde pública.

3 – As leis que massacram todo e qualquer produtor, devido as taxas altíssimas (mais de 8O% de impostos), além do preconceito emperrado não só nos nossos legisladores, como também nas nossas leis inclinadas ao interesse  de alguns.

Infelizmente essa é a realidade de um Brasil com 40 mil produtores de cachaça e que, somente 4 mil marcas são registradas.

Brasil, terra da cachaça! Brasil da cachaça clandestina! Brasil do salve-se quem puder!

Tenho alguns ditados que os considero próprios quando se refere à comercialização da cachaça:

Quem não coloca marca em seus bois está a mercês de vê-los em qualquer pasto!

E,

O batismo é um pecado!

Infelizmente.

 

Por:  Maria das Graças de Souza

Diretora de Comunicação do www.sitedacachaca.com.br

 (11) 9 7602-2276

Email: contato@sitedacachaca.com.br

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*