Home » Notícias » Exportações de Cachaça 2019

Exportações de Cachaça 2019

Em 2019, ano conturbado politicamente, com poucos investimentos e ações em marketing no mercado exterior, o faturamento das exportações de cachaça conforme os dados publicados pelo Sistema Agrostat do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento foi fixado em 14.455.918 de US$, valor esse pequeno perante ao potencial de produção.

Previsto em meados de 2019, tivemos um déficit de 7,34% comparando-se aos números de 2018 (15.600.564 US$).

“Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Repetindo o texto de meados de 2019: Dentre os entraves do comércio exterior da cachaça, destaca-se o alto índice de informalidade e a dificuldade por parte dos produtores em atender a normas e padrões de qualidade exigidos por outros países para a realização das exportações.

O setor urge melhorar. Não cabe somente ao produtor de cachaça a culpa da desordem. As ações do Estado também refletem no índice de informalidade dos pequenos produtores, que não conseguem arcar com a alta carga tributária imposta ao setor.

Mesmo diante das dificuldades da economia brasileira, as exportações de cachaça mostram que o produto foge à regra. Investir na produção de cachaça é um excelente negócio, pois há mercado garantido interno e externo.

Batendo numa tecla antiga, mas necessária: Cachaça sem registro é cachaça clandestina, sem classificação.  O mercado internacional não compra.

Os números das exportações de cachaça em 2019 ficaram assim:  

Fonte: http://sistemasweb.agricultura.gov.br/pages/AGROSTAT.html

 

Por Maria das Graças Souza

(11) 97602-2276

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*