Home » Notícias » Exportação de Cachaça em 2018

Exportação de Cachaça em 2018

Em 2018 exportações de cachaça diminuem

As exportações de cachaça no ano de 2018 tiveram um faturamento de 14.173.091(US$), comparado ao ano de 2017, a perda no volume exportado foi de 10,34%, de acordo com os dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), publicado no Agrostat – Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro.

Repito o tópico:

Vale lembrar que as exportações de cachaças não são qualificadas ou diferenciadas entre cachaça artesanal e cachaça de coluna (industrial). Por isso, os números apresentados não representam uma realidade para a cachaça artesanal.

Reafirmo que há a necessidade de fazer diferenciar as qualidades da cachaça artesanal. E isso se faz com marketing, onde se define objetivo, as estratégias e principalmente resultados à alcançar.

Há a necessidade de valorização das cachaças artesanais, isso porquê quando falamos em artesanal, trata-se de um dos mais atrativos argumentos de venda no Brasil e no mundo.

Quando diferenciamos a cachaça artesanal da cachaça de coluna não estamos dizendo que uma é melhor que a outra, ambas são bebidas brasileiras, e excepcionais. Há mercado para todos, e mercado promissor.

O grande marketing da cachaça artesanal é ela própria, então vamos fazer uso desse diferencial, dessa grande qualificação?

Não se trata de uma disputa entre as formas de produção, e sim de valorização para fortalecer o setor, usando o potencial de cada uma delas.

Valorização para fortalecer o setor são ações de toda a cadeia, a começar com as políticas públicas que deveriam ir  ao encontro das necessidades dos produtores, união entre as marcas com objetivo de tornar-se grandes, qualificação nos prestadores de serviços em comunicação e marketing, seriedade nas assessorias de exportação,  e principalmente exterminar o título de marvada, pinga etc.

 

A cachaça é o melhor destilado do mundo.

É produto do Brasil!

 

Por

Maria das  Graças Souza

Nutricionista

Diretora de Comunicação

(11) 9 7602-2276

 

1 comentário

  1. Excepcional a matéria sobre exportação de cachaça, objetivo e esclarecedor.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*