Home » Entidade de Classe » ESALQ/USP

ESALQ/USP

esalq

Localizada em Piracicaba, a 160 km de São Paulo, a ESALQ está instalada em um dos mais belos campus universitários do País, com jardins, parques e prédios históricos, tombados como Patrimônio Público Estadual, e moderna infraestrutura para atividades acadêmicas e científicas, unindo tradição com inovação. Está situada em uma área de 3.825,4 hectares, denominada Campus “Luiz de Queiroz”, correspondente a 48,85% da área total da USP e que compreende as 4 estações experimentais – Anhembi, Anhumas, Itatinga e Fazenda Areão (Piracicaba, SP) onde se encontra a ESALQTec – Incubadora Tecnológica.

A ESALQ é uma instituição pública, que recebe diariamente cerca de 2.000 estudantes de graduação e 1.000 pós-graduandos, além de pós-doutores, jovens pesquisadores e participantes de cursos de pós-graduação lato sensu. A população discente tem oportunidades de vivência internacional a partir de programas de intercâmbio e de dupla-diplomação, além de uma sólida formação com práticas em campo, estágios dentro e fora da universidade, atividades extra-curriculares e apoio integral dos professores, o que garante formação profissional diferenciada.

Considerada um centro de excelência, oferece 7 cursos de graduação e 17 programas de pós-graduação (PPG), sendo um internacional, 2 interunidades e 1 interinstitucional, que se utilizam de seus 12 departamentos. Desde sua fundação, já formou mais de 14 mil profissionais em nível de graduação e mais de 8 mil pós-graduandos (leia mais).

Pesquisando, ensinando, divulgando tecnologia, fomentando novas técnicas, os profissionais qualificados e formados pela Escola dão resposta ao maior desafio enfrentado por uma universidade pública: ser mais útil à sociedade, fazer avançar o horizonte do conhecimento humano, colocando-o à disposição da sociedade, a serviço do homem.

Hoje, além das contribuições expressivas não só nos campos das Ciências Agrárias como também em Ambientais e Sociais Aplicadas, destinadas ao ensino, pesquisa e extensão universitária, a ESALQ torna-se um marco que será historicamente lembrado e preservado.

A Casa do Produtor Rural, da Esalq/USP surgiu da idealização da ONG Piracicaba 2010, por meio da Agenda 21 do Município. Entendendo a importância e a representatividade do projeto para a sociedade como um todo, no dia 03 de junho de 2005, a Casa do Produtor Rural instalou-se na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, com o objetivo de implantar no “campus” da ESALQ/USP, um centro de atendimento ao produtor rural, como modelo alternativo de orientação técnica e extensão rural, diretamente ligado à pesquisa e ao ensino, que possibilitasse o desenvolvimento e a capacitação dos produtores rurais, especialmente os pequenos produtores, de maneira sustentável, gerando qualidade de vida no campo.

Baseada nos pilares: pesquisa, ensino e extensão, a ESALQ atua tradicionalmente no agronegócio brasileiro. A extensão rural vem sendo praticada por meio da extensão universitária. Isso é comprovado pelo fluxo de produtores que buscam no “campus” por informações e orientações. Constata-se, porém, que o público externo que demanda os serviços da instituição, tem dificuldade para identificar no “campus”, a melhor fonte para as informações, devido à quantidade e especialidade dos departamentos. Considerando esses fatores é que surgiu “Casa do Produtor Rural” na ESALQ, cujo objetivo é disponibilizar e divulgar tecnologias e informações relevantes para o fortalecimento do setor agropecuário. A Casa do Produtor Rural proporciona grandes benefícios à comunidade rural, em especial de Piracicaba e região, atendendo à demanda de informações técnicas para a correta gestão dos empreendimentos agropecuários.

A Casa do Produtor Rural, da ESALQ/USP, é parte integrante da Comissão de Cultura e Extensão Universitária – CCEx e tem todas as suas atividades subsidiadas pelo Serviço de Cultura e Extensão Universitária – SVCEx e conta com o apoio da Diretoria da universidade.Informações:

Casa do Produtor Rural/ESALQ/USP

Av. Pádua Dias, 11 – São Dimas – Piracicaba – SP

Email: cprural@usp.br

Fone da cachaçaria da Esalq: (19)3429-4314

Site: http://www.esalq.usp.br/cprural/

11 comentários

  1. Fabio Marques Pereira

    como posso fazer contato

  2. Como fasso pra degustar

  3. A Cachaçaria da ESALQ somente atende neste telefone (19)3429-4314.
    O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

  4. Quando acontecerão os próximos cursos sobre Qualidade de Cachaça?

  5. Bom dia!

    Como faço para comprar as cachaças produzidas na Esalq?

    Estou em São Paulo e gostaria de saber os tipos de cachaça e a forma de comprá-la.

    Att.,
    Ricardo

    • Olá, bom dia
      A Cachaçaria da ESALQ somente atende neste telefone (19)3429-4314.
      O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
      Forte abraço

      M. Graça
      (11) 97602-2276 – WZ

    • Olá, bom dia
      A Cachaçaria da ESALQ somente atende neste telefone (19)3429-4314.
      O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
      Forte abraço

      M. Graça
      (11) 97602-2276 – WZ

  6. Não consigo falar em nenhum dos telefones informados. Como faço para comprar?

    • Olá, bom dia
      A Cachaçaria da ESALQ somente atende neste telefone (19)3429-4314.
      O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
      Forte abraço

      M. Graça
      (11) 97602-2276 – WZ

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*