Home » Entidade de Classe » Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça Artesanal de Paraty – APACAP

Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça Artesanal de Paraty – APACAP

A Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça Artesanal de Paraty – APACAP, nascida em 1999, nos moldes atualizados da cultura da cooperação, a APACAP representa um grupo de produtores comprometidos em impulsionar as atividades produtivas e mercadológicas do setor, e em preservar a qualidade e a tradição da cachaça paratiense.

A história da APACAP se confunde com a própria história da cachaça e do município de Paraty. Fruto de sua evolução, faz girar a roda da economia e da cultura locais. E, também, é um símbolo de resistência e superação das dificuldades que o setor atravessou durante o século de abandono que atingiu a cidade quando, por consequência, a produção da cachaça em Paraty foi fortemente abalada.

Foi no final da década de 1990, às vésperas do século XXI, quando mais de 150 engenhos na cidade haviam parado de produzir, devido à falta de estrutura e de modernização dos equipamentos, às dificuldades de comercialização e problemas na qualidade dos produtos, que começou o período de renascimento do setor.

Em 1997, por iniciativa dos poucos produtores do município que se mantiveram firmes na atividade, apenas três alambiques, foi firmado um convênio de consultoria entre o SEBRAE e a Fundação BIO-RIO, visando a melhoria do processo de produção e a reestruturação e revitalização dos engenhos e da produção de cachaça em Paraty.

Dois anos depois, em 29 de setembro de 1999, era fundada a APPAP, Associação dos Produtores de Pinga Artesanal de Paraty, uma iniciativa pioneira, comprometida com a melhoria do processo de produção, com a reestruturação dos engenhos e a instalação de novos alambiques.

 

RETOMADA DA PRODUÇÃO E SELO DE EXCELÊNCIA

Após três anos de trabalho, foram revigorados os saberes da tradicional produção de cachaça em Paraty. Com os novos conhecimentos trazidos pelas consultorias, a exemplo da implantação de melhores controles na fermentação e destilação, em conjunto com a instalação de equipamentos modernos e de melhor eficiência, a produção foi retomada e a qualidade do produto voltou a aflorar, o que atraiu os produtores locais, com o surgimento de novos engenhos.

Em 22 de julho de 2004, a APPAP foi alterada para APACAP.

Neste mesmo ano, reconhecendo as mudanças realizadas e a qualidade dos produtos, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), concede o primeiro Selo de Excelência a uma cachaça de Paraty.

A APACAP é filiada oficialmente ao Instituto Brasileiro da Cachaça IBRAC e possui uma cadeira na Câmara Setorial da Cachaça, junto ao MAPA – Brasília, DF. Para o desenvolvimento do setor, mantém parcerias com instituições renomadas, como a UFRRJ, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, SEBRAE e EMATER-RIO. E os produtores são filiados à APACERJ, Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça do Estado do Rio de Janeiro.

Associados:

Para mais informações:

Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça Artesanal de Paraty – APACAP

Tel:  +55 (24) 99983-4214

Email: contato@apacap.com.br

www.apacap.com.br

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*