Home » Entidade de Classe » Academia Brasileira da Cachaça de Alambique – ABCA

Academia Brasileira da Cachaça de Alambique – ABCA

 

Fortalecimento Nacional para cachaça de alambique

A ABCA  – Academia Brasileira da Cachaça de Alambique  é uma entidade sem fins lucrativos, constituída por pessoas dedicadas ao pleno desenvolvimento das cadeias produtivas, de valor e de suprimentos, da cachaça de alambique e dos setores de bebidas e gastronomia.

Objetiva propor e coordenar projetos e ações estratégicas, preferencialmente em rede e com instituições afins, além de fomentar e apoiar iniciativas públicas e privadas, quando integradas aos propósitos finalísticos da ABCA, com isso, tem por finalidade gerar resultados positivos para o negócio da cachaça de alambique, reduzir entraves, induzir políticas públicas e privadas, abrir mercados e melhorar a qualidade e visibilidade de nossa bebida nacional.

A Academia Brasileira da Cachaça de Alambique, fundada em 18 de novembro de 2016, rege-se pelas disposições legais contidas na Lei 10.406 de 10/01/2002 (Código Civil Brasileiro) e por seus valores, princípios, diretrizes da autogestão (Missão, Visão e Estatuto) e por um Regimento Interno, sendo uma sociedade civil, de cunho sociocultural e técnico-científica, de direito privado e sem fins lucrativos .

A ABCA terá personalidade jurídica e endereço comercial próprios.

O Espaço Gourmet do Automóvel Clube de Minas Gerais, em Belo Horizonte, será a sede social da ABCA. As reuniões da ABCA serão bimestrais e sempre na primeira quinta-feira do mês, com pauta definida.

A ABCA já tem membros nos Estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Pernambuco.

A ideia é que em cada Estado tenha um representante, para facilitar o diálogo, a interação e a união da cadeira produtiva da região. Alguns já foram nomeados e o objetivo é que os demais sejam definidos, o quanto antes, para potencializar as ações e o envolvimento em todos os cantos do Brasil.

Desde da criação da ABCA no final do ano passado, dois canais de comunicação, uma página no Facebook e um grupo de Whats App, foram ativados com o intuito de facilitar a coleta de ideias, opiniões, sugestões e demandas dos elos da cadeia produtiva da cachaça. Além, é claro, de promover o contato entre as pessoas, fomentar a união do setor e gerar negócios e parcerias.

Conselho administrativo

José Lúcio Mendes Ferreira – Presidente

José Otávio de Carvalho Lopes – Vice-presidente Administrativo

Thales de Paiva Martins – Vice-presidente Financeiro

Rosana Ross Romano Lopes – Vice-presidente Cultural

Pablo Silva Melgaço – Vogal

Oswaldo Bernardino Júnior – Vogal

Lucas Rocha Carneiro – Secretário Executivo

Renato Saraiva Coutinho – Diretor AL

André Luís Parente – Diretor AM

Pedro Altino Farias – Diretor CE

Carlos Hermógenes de Holanda Lira – Diretor DF

Adwalter Menegatti – Diretor ES

Luiz Álvares de Campos Filho – Diretor GO

Dirley dos Santos Fernandes – Diretor RJ

Paulo Leite – Diretor SP

Alfredo Roberto Bender – Diretor Rs

Conselho fiscal

Titulares: Claudio Curi, Carlos de Paula, Lívia Versiani

Suplentes: Faride Chamone, Geraldo Filgueiras, João Carlos Ricaldone

 

Outras informações: Email:   acad.bras.cachaca@gmail.com

1 comentário

  1. Rogerio Geraldo Campelo

    Trabalho neste negocio ha vinte anos e estamos estudando possibilidade de parceria.

    Tenho um alambique bem montado padrão para exportação de aguardente. Nossa estrutura possui 2 alambiques Santa Efigenia completos, engenho 12 x 14″, esteira para retirada do bagaço, caldeira para geração de vapor, tubulação para distribuição de vapor por toda fabrica, 4 toneis de madeira capacidade 10.000 lt cada para descanso da cachaça, 8 toneis capacidade 3000 lt cada em aço inox, galpão coberto para moagem, galpão coberto para estoque e envelhecimento, galpão coberto para fermentação e destilação, galpão coberto para caldeira, páteo de estoque de bagaço de cana cimentado, galpão coberto para instalação de destilador para álcool, área especial para montagem de laboratório, engarrafamento, expedição, 12 hectares de cana plantados podendo expandir, dois tratores de pneu, 1 trator de esteira, 3 carretas para transporte de cana, 1 caminhão Chevrolet para transporte de cana, sucador, arado, carreta pipa, semeadeira de adubo/calcário etc.
    Estamos procurando uma empresa para atuar como parceira na área de vendas, marketing e propaganda.
    Este empreendimento está situado no município de Jequitibá a 50 km de Sete Lagoas MG.

    Contatos Rogério Campelo – 99739.2231

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*